05 dezembro 2014

Dicas para ter o hábito da leitura


     Para muitos a ideia de tirar um tempo à leitura ainda é motivo de preguiça e de cair no mais profundo sono, porém para aqueles que ainda tentam se interessar em gostar de livros, tenho algumas dicas que poderiam ser válidas. Que tal?

  • Ache o gênero que gosta
      Se inspire nos filmes. Quando vai ao cinema, prefere uma comédia romântica, ação ou terror?

  • Assista vídeos de resenhas
      Agora que sabe qual gênero de livro quer ler, comece a procurar no YouTube (ou Blogs como o meu, por exemplo hahahaha) resenhas de livros desse estilo. Vá coletando autores, nomes e procurando mais sobre cada um.

  • Procure por Ebook
      Posso estar enganada? Sim, levando em consideração que muitos não conseguem ler Ebook e tudo poderia se tornar uma tortura ainda maior, mas acredito que gastar com livros logo de cara não é boa opção.
     Na internet que conhecemos, é fácil ler online. Só procurar pelo nome do livro e sua versão Ebook. Tcharam! Lá está um PDF perdido por aí. (Além do aplicativo que fornece Ebook grátis para Android que já comentei aqui)

  • Tenha uma meta de leitura
     No começo, dizia á mim mesmo de que leria ao menos dois capítulos por dia (Passava disso? Sim, mas cumpria minha meta). Ter uma é útil para que não fique entusiasmada durante um período do dia e no outro já jogue o livro de lado.
     Quando perceber que esta começando a ler mais do que havia planejado, aumente a meta. Vá para 5 capítulos diários e assim por diante, até que termine toda uma trilogia em menos de quatro dias (Acha que eu faço isso? Imagina).
  • Fuja das histórias longas
       Pode ser que ache a resenha de uma série super legal e esteja determinado á lê-la. Porém, em todo caso, sempre é melhor que comece por livros curtos e com escrita de fácil entendimento.
      Não acho que será bom começar logo de cara com um Dom Casmurro, sabendo que pode acabar não entendendo o significado de muitas palavras e tendo que parar para procurá-las no dicionário. Se tornando algo cansativo e desistindo antes de chegar ao fim.
      Para isso, indico o melhor autor que já conheci: John Green.
      Pode parecer clichê, mas toda a minha história na literatura começou com um de seus livros e, por isso e outros motivos, que posso ter a certeza de que escreve com uma leveza impressionante. Em poucos dias você estará devorando suas páginas ou chorando com o que estiver escrito nelas hahahaha.
     Procure livros que tenham, de preferência, poucas páginas e uma fonte não tão pequena. Pela grossura ou até mesmo ver aquelas bilhões de letrinhas, sua vontade de ler desapareça.

     Acredito que todos gostam de ler, somente ainda não encontraram a história certa.

Nenhum comentário :

Postar um comentário